AQUI O PAPO É DE TORCEDOR PARA TORCEDOR

A ADAPTAÇÃO DE ALAN RUIZ NO GRÊMIO

A ADAPTAÇÃO DE ALAN RUIZ NO GRÊMIO

Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Calado, tímido, mas com qualidade técnica e no passe. Recém contratado, Alan Ruiz é o típico jogador estrangeiro em fase de adaptação. Ainda pouco conversa com os novos colegas por um motivo muito simples: dificuldade no idioma.
O capitão Barcos foi, assim, o encarregado de se tornar um tipo de "intérprete" do argentino de 20 anos. A revelação saiu de forma bem-humorada por Pará, em entrevista coletiva. Por causa do idioma, o lateral-direito ainda não conversou com o meia na pré-temporada em Bento Gonçalves.
- Ele está tranquilo. Não é muito de falar, até porque não entendemos o que fala. O Barcos está traduzindo o que ele diz. É tudo questão de adaptação. Espero que ele passe por isso o mais rápido possível. Aliás, eu também não entendo direito o que o Barcos diz - brinca o lateral.

rcos e Alan Ruiz se tornaram parceiros de treinamento. Correm lado a lado e se exercitam próximo um a outro. Faz sentido. Quem sabe, em alguns meses não será o meia quem tentará achar brechas na defesa adversária para o Pirata ter chance de gol.

A adaptação do argentino também é física. O atleta vem de outra cultura de treinamentos. Até por isso, de acordo com o preparador físico Fábio Mahseridjian, deverá levar um tempo a mais para entrar em forma.
- Ele está um pouco abaixo (fisicamente). Provavelmente, precise de um tempo a mais. Mas vamos ver, é cedo ainda. Foram somente três dias de treinamento - conta Mahseridjian.
A timidez do argentino contrasta com a chuteira rosa, com tons de roxo. Aliás, geralmente quando a bola bate no calçado do meia, rebate com qualidade, seja para um passe ou lançamento com boa precisão.
Alan Ruiz é uma das grandes apostas para a temporada gremista. O diretor executivo de futebol Rui Costa mostra extrema convicção ao falar do atleta. Antes de fechar negócio, por empréstimo de uma temporada, assistiu a alguns jogos inteiros.
Rui Costa fez uma análise minuciosa sobre o futebol do argentino. Entendeu os motivos da reserva no San Lorenzo e gostou do grau de competitividade, principalmente em clássicos.
- Assisti a vários jogos do Alan Ruiz. Partidas em que ele foi bem, outras que nem tanto. Jogos que não foi tão bem tecnicamente, mas que mostrou ânimo de enfrentamento, como em um clássico contra o River Plate. Sempre gosto de olhar o jogador em clássicos. É importante ver esse confronto em alto nível, com estádio lotado, sob pressão - conta Rui.
O Grêmio conseguiu um empréstimo até o fim de 2014. Pagou cerca de R$ 1 milhão e já sabe que o passe está fixado próximo aos R$ 12 milhões. Tempo suficiente para Alan Ruiz afiar o português e conquistar a torcida no idioma mais importante: o futebol em campo.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg