Foto: Marcio Neves |
Em assembléia realizada na última segunda-feira, no Salão Nobre do Estádio Olímpico Monumental, os conselheiros do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense estiveram reunidos em sessão extraordinária para apreciar e deliberar sobre propostas de alterações estatutárias firmadas pelo colegiado.
Dos 11 itens citados na ordem do dia, seis foram votados e rejeitados pela maioria.
Foram eles:
- Redução da cláusula de barreira para a eleição do Conselho Deliberativo de 20% para 10%.
- Obrigatoriedade de destinação às Categorias de Base de, no mínimo, 10% do orçamento destinado ao Departamento de Futebol Profissional.
- Responsabilização pessoal dos membros do Conselho de Administração por atos má-gestão.
- Ampliação dos direitos dos familiares inscritos.
- Instituição da obrigatoriedade de reunião ordinária da Assembleia Geral para receber o relatório anual de atividades do Conselho de Administração e Conselho Deliberativo.
- Instituição da obrigatoriedade de aprovação pelo Conselho Deliberativo para a antecipação de receitas de períodos posteriores ao mandato do Conselho de Administração.
No decorrer da sessão, com a falta de quórum verificada através de chamada solicitada pelo presidente do CD, Milton Camargo, a reunião foi suspensa e sua continuidade confirmada para uma nova sessão, na próxima segunda-feira, 18/08.
Na ocasião, serão apreciadas e deliberadas as propostas de alterações estatutárias que ficaram pendentes.
São elas:
- Alteração do tempo de mandato dos membros do Conselho de Administração, vedada a reeleição, e instituição de travas ao exercício do mandato, bem como alteração da data da eleição do Conselho Deliberativo.
- Alteração do tempo de mandato dos membros do Conselho de Administração e eleições coincidentes (mesmo exercício) para o CA e CD.
- Institucionalização dos Movimentos Políticos.
- Criação de Diretorias Executivas como Órgãos do GRÊMIO, com atribuições e metas fixadas pelo Conselho de Administração.
- Criação do cargo de Vice-Presidente de Futebol, de livre nomeação e destituição pelo Presidente do GRÊMIO, que terá direito de participação das reuniões do Conselho de Administração, porém, sem direito a voto.
Texto retirado de: www.gremio.net