AQUI O PAPO É DE TORCEDOR PARA TORCEDOR

GRÊMIO IMPLANTARÁ TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA NO FUTEBOL BRASILEIRO

GRÊMIO IMPLANTARÁ TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA NO FUTEBOL BRASILEIRO




Uma declaração do presidente Fábio Koff pegou quase todo mundo de surpresa na última sexta-feira.

Uma grande novidade vem por ai. Não só isso, uma revolução no futebol brasileiro.
Não chega a ser no futebol mundial porque na Alemanha e até mesmo em outros esportes, a tecnologia vem sendo utilizada há um bom tempo.

Segundo as informações que recebi, o Tricolor irá implantar o big data, mesma ferramenta usada pela seleção da alemã nos últimos anos.

A grosso modo, trata-se de um equipamento de ultima geração que analisa milhões de dados simultaneamente e traduz tudo isso em informações e dicas para a comissão técnica. O aplicativo deixa técnicos e preparadores processarem todo o volume de informações que é gerado em uma partida ou mesmo nos treinamentos.

“Imagine isto: em 10 minutos, 10 jogadores com três bolas podem produzir mais de 7 milhões de pontos de dados. Nosso time foi capaz de analisar esses dados para customizar o treinamento e se preparar para a próxima partida”, disse Oliver Bierhoff, Embaixador da SAP, empresa que desenvolveu a tecnologia.

Dessa forma, eles avaliam situações de jogo e descobrem o que é mais indicado para cada um da equipe fazer nos treinos e jogos.

Neste vídeo, dá pra ver que  a ferramenta permite checar desde a organização tática e a precisão de chutes até a posse de bola e a distribuição de passes dos atletas.


Além disso, a empresa que desenvolve a tecnologia criou um sistema de fácil navegação para que técnicos e jogadores tenham acesso aos dados e possam navegar e estudar tudo no seu próprio aplicativo. Se quiser, o boleiro pode estar na concentração e observar tudo o que se passa com cada jogador do adversário e da sua própria equipe.

Por último, mas não menos importante, o big data ainda faz um levantamento do comportamento do torcedor nas redes sociais. Tudo é monitorado e um relatório com o que os torcedores pensam do time e dos jogadores é mostrado em forma de estatística.
A direção e a comissão técnica terão condições de ter, em números, o que a torcida tricolor pensa de Barcos, Pará, Grohe e Giuliano, por exemplo.

Não tenho informações do custo, mas não deve ser barato. E, pelo que o presidente Koff falou, ainda levará cerca de 2 meses para que o sistema seja implantado. Outras coisas também serão implantadas. A ideia é mudar totalmente o pensamento atual, reestruturar muita coisa, mas esta é a principal revolução tecnológica a ser aplicada.

Créditos: JB Filho
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg