AQUI O PAPO É DE TORCEDOR PARA TORCEDOR

ANO NOVO, GRÊMIO NOVO

ANO NOVO, GRÊMIO NOVO


Resumo o ano tricolor da seguinte forma: Um ano de vacas engordando.
Nem vacas magras, nem vacas gordas, vacas engordando.


Ano de mudanças, uma diretoria para outra, um estádio para outro, um tipo de gestão para outra. Uma pena o futebol não ter voltado a ser o que era.

É difícil esperar mudanças significativas em uma única temporada de novidades, mesmo torcendo para que isso acontecesse, sabíamos que a mudança que queremos, e esperamos não aconteceria em 1 ano de arena. Mas chegamos perto, muito perto! Semifinalistas de um torneio nacional, e vice-campeões de outro. Poucos pontos a mais, mais dedicação em jogos mornos e certa organização de modo geral, e teríamos erguido os dois canecos esse ano. Seria histórico!

Porém, mesmo cansado de esperar essa mudança ocorrer, sigo acreditando que ela está próxima. Há quem diga que ocorrerá apenas após a mudança de gestão novamente. De fato preciso concordar que apostamos tanto na vinda do Koff ''O Poderoso Chefão'' que foi decepcionante essa campanha, sabendo que poderíamos ter chego lá, mas ainda confio no Dr. Koff. Não foi apenas mérito dos clubes que chegaram mais longe do que nós, foi demérito em grande escala do Grêmio. Perdemos para nós mesmos!

Devemos agora, ver o que de positivo tivemos em 2013, e repetir, e o que de negativo tivemos, ter como aprendizado, e não cair na burrice de repetir a mesma campanha sem títulos no ano que segue. O elenco deve ser mudado radicalmente, e que permaneçam os jogadores que realmente querem ficar e merecem ficar, não dá pra ter uma das folhas de pagamento mais caras do campeonato, e um dos piores ataques, muito menos continuar com o déficit que temos.

Volto a bater na tecla da torcida e da direção. Ano de Libertadores da América, chance de entrar com um bom elenco, com o apoio incondicional da torcida, e mostrar novamente pra América quem somos nós! Mas a diretoria precisa caminhar ao nosso lado. O descaso para com o maior ativo do clube, ocorrido esse ano, não pode se repetir de forma alguma. Cada jogo da LA deve ser jogo de casa cheia, jogo com a energia e alento que fazíamos na azenha, mas a geral precisa ter sua liberdade para tal feito, como tínhamos no casarão. A primeira e mais vibrante barra desse país pode ganhar jogo SIM! Já ganhamos, diversas vezes! ''Ah Nicolas, mas a arena tava cheia no jogo de volta contra o Atlético paranaense e não ganhamos'' Perdemos essa copa em Curitiba, não em Porto Alegre! A casa estava lotada, atacamos absurdamente mais que o time paranaense, e não marcamos gols, concordo! Mas arrisco dizer, sem o apoio da torcida, sem a arena lotada, talvez tivéssemos levado gol, e perdido o jogo, ficando mais feio ainda.

Diante da campanha que fizemos esse ano, comparada a ultima, tenho uma certeza: O Renato fez um bom trabalho! Agora antes de me crucificar, e dizer que o Renato é teimoso, prepotente, e que não ganhamos nada esse ano, parem e pensem sobre o nosso elenco! Talvez pudéssemos colocar Guardiola, ou Klopp no comando, que milagres não aconteceriam. Muitas peças chaves do nosso elenco, simplesmente não surtiram efeito algum. Ainda precisamos de um camisa 10 de efeito, de um atacante que mate as jogadas, de um lateral que mande a bola redonda na área, de um batedor de bolas paradas, entre outros. Como o mesmo disse ''No Brasil nos temos mais de 200 milhoes de treinadores, esse que é o problema. Todo mundo é treinador, todo mundo opina.'' E aqui também temos a mania de mandar embora um treinador depois de 4 derrotas seguidas, diferente de outros lugares pelo mundo. O Renato não ficou nem uma temporada inteira no comando do Grêmio, seu trabalho não tinha surtido efeito ainda, a eliminação na Copa do Brasil não é o único resultado que devemos destacar, devemos também analisar onde estávamos, como estávamos, e onde estamos e como estamos hoje. Renato Portaluppi deveria ter ficado no Grêmio pelo menos pela libertadores, para que ai sim pudéssemos ver o resultado de seu trabalho.

Porém, mesmo acreditando que Renato deveria renovar, jamais descartei a possibilidade de contratáramos outro técnico mais experiente. Aguardei a possível contratação de Dal Pozzo, gaúcho conhecedor do futebol dos pampas. Ai veio Enderson Moreira, técnico pouco conhecido tal como Espinosa em 83 e Felipão em 95, mas esse "anonimato" unido ao histórico de técnicos sem experiência no Grêmio, já me basta para acreditar fortemente no potencial do mineiro.

Até o momento, contratamos Edinho, o antigo açougueiro do fluminense, que espero que faça pelo 50% do que o nosso antigo cangaceiro fazia em campo, e Pedro Geromel, zagueiro que atuava na Espanha, e que eu espero estar completamente errado, e que os leitores da pagina me cobrem futuramente, mas não me mostrou confiança alguma, acho que é um William José da vida.


Enfim, deixando a "retrospectiva" de lado, digo o que espero do Grêmio em 2014. Um Grêmio mais raçudo, mais organizado, mais barato e eficiente, um Grêmio que se imponha diante dos adversários, e principalmente um Grêmio mais copeiro como sempre fomos! Esse é o Grêmio que esperamos para 2014, ano que eu acredito ser um ano de mudanças e conquistas para nossa história.

Aguante Grêmio querido!



Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg